Por Ney Vital
Prezado Magno Martins,
o cenário mais uma vez se repete: no dia 13 de dezembro, Luiz Gonzaga, o pernambucano do Século, Rei do Baião, completaria 112 anos de nascimento e até o momento não existe uma programação oficial do Governo Federal, Estadual e Municipal.
Você, Magno Martins, já presenciou o evento, lá em Exu e na oportunidade viu o quanto os denominados “Gonzagueanos”, cobram definição de uma política cultural comemorativa na semana do aniversário de Luiz Gonzaga.
Indignados pela falta de uma política cultural que defina a programação na data do aniversário de Luiz Gonzaga, 13 dezembro, os gonzagueanos mais uma vez revelam que “com ou sem programação oficial do poder público devem manter a proposta de visitar Exu, Pernambuco e fazer a festa dos 112 anos do nascimento do Rei do Baião”.
Até o momento, apesar da solicitação de respostas, o Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura, não se pronunciou sobre se vai ter o Festival Viva Luiz Gonzaga.
A cada ano já é tradição na terra do Rei do Baião, Exu Pernambuco, o encontro dos admiradores, grupos e fãs clubes que prestam homenagens a Luiz Gonzaga. Centenas de pessoas se deslocam de diversos lugares do Brasil para prestigiar a data de nascimento daquele que é uma das maiores referências da música brasileira.
O professor Maiadson, diz que a sensação é que grande parte das pessoas se acostumou com o desrespeito para com a memória, história e cultura gonzagueana. Poucos têm coragem de cobrar, protestar, reivindicar o respeito que de fato Luiz Gonzaga merece. Exu deveria ser a Capital do Forró. As programações de aniversário deveriam ser prioridades na terra de Luiz Gonzaga. O cenário é desesperador.
Entretanto a festa acontece com os gonzagueanos, produtores culturais, e dos verdadeiros amantes da cultura que através de iniciativas voluntárias realizam inúmeras ações para manter vivo o legado da terra do Rei do Baião.
*Jornalista
Fonte: Blog do Magno - https://blogdomagno.com.br/gonzagueanos-cobram-celebracao-para-o-aniversario-de-112-anos-de-luiz-gonzaga/