O deputado estadual Tião Gomes (PSB) reagiu com indignação às declarações do vereador Mateus Batista (União Brasil), de Joinville (SC), que apresentou um Projeto de Lei com objetivo de restringir a migração de pessoas vindas do Norte e Nordeste para o município.
Segundo Tião, trata-se de uma postura inaceitável e discriminatória. Ele classificou o discurso do parlamentar catarinense como uma tentativa baixa de atacar a dignidade do povo nordestino.
“De tempos em tempos aparecem canalhas desse tipo, que tentam desvalorizar os nordestinos. É lamentável que ainda existam pessoas com esse tipo de pensamento mesquinho e preconceituoso. Os nordestinos são receptivos, calorosos, recebem a todos com muito carinho e atenção, vindos do Brasil e do mundo. Somos uma região de paz, de gente trabalhadora, de um povo guerreiro”, destacou o deputado.
O parlamentar paraibano também ressaltou que não se pode admitir que declarações dessa natureza tenham espaço no debate público.
“Um canalha como esse querer aparecer às custas do ataque aos nordestinos, proibindo-os de pisar em sua terra, é algo que não existe. O Brasil é de todos. O Norte e o Nordeste têm dado contribuições históricas e inestimáveis ao desenvolvimento do país. Nossa gente merece respeito, não agressões”, afirmou Tião Gomes.
As falas de Mateus Batista geraram polêmica nacional. O vereador, ligado ao Movimento Brasil Livre (MBL), defendeu que “Santa Catarina vai virar um grande favelão” caso não haja controle do fluxo migratório.
Fonte: pbagora.com.br