Offline
MENU
Festival de Brasília do Cinema Brasileiro exibe 80 produções nacionais
Programação inclui mostras, debates, oficinas e atividades formativas
Radioagência Nacional - Por Nathalia Maciel - Estagiária da Rádio Nacional
Publicado em 16/09/2025 10:07
NOVIDADES
© Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A capital federal recebe, até o dia 20 deste mês, a edição de número 58 do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Além da exibição de 80 produções nacionais, a programação inclui mostras especiais, debates, oficinas, atividades formativas e sessões comentadas.

Neste ano, o festival celebra seis décadas de história. O diretor artístico do evento, Eduardo Valente, destaca a relevância dele para o cenário audiovisual do país:

 “Uma das marcas do festival, que já são muitas ao longo desses 60 anos, é essa possibilidade de representar o cinema brasileiro como um todo. Eu acho que quando é um festival que tem essa marca de servir de ponto de encontro e discussão sobre o cinema brasileiro e das pessoas de diferentes lugares e poder juntar pessoas de todas as regiões, para nós é uma é um conceito muito caro.”

As sessões acontecem ao longo do dia no Cine Brasília, no Complexo Cultural de Planaltina e nas unidades do Sesc no Gama e em Ceilândia.

Nesta terça-feira, a Mostra Brasília presta homenagem à atriz Fernanda Montenegro, às 11h, no Cine Brasília, com a exibição de A Falecida, de Leon Hirszman, em versão com legenda descritiva e audiodescrição. Já no Sesc do Gama, às 9h30, acontece o Festivalzinho com o filme Notícias da Lua, de Sérgio Azevedo.

No Complexo Cultural de Planaltina, às 19h45, será exibida a Mostra Competitiva Nacional com os filmes Boi de Salto, de Tássia Araújo, Couraça, de Susan Kalik e Daniel Arcades, e Corpo da Paz, de Torquato Joel.

No mesmo horário, o Sesc Ceilândia recebe a Mostra Brasília com os filmes O Bicho que Eu Tinha Medo, de Jhonatan Luiz, A Brasiliense, de Gabriel Pinheiro, O Fazedor de Mirantes, de Betânia Victor e Lucas Franzoni, e Mil Luas, de Carina Bini.

Para assistir à Mostra Brasília, é necessário retirar o ingresso gratuito na bilheteria do Cine Brasília com duas horas de antecedência. Já para a Mostra Competitiva Nacional, a sessão das nove da noite no Cine Brasília tem ingressos a R$ 20, disponíveis a partir das duas da tarde na bilheteria ou pelo site ingresso.com. Todas as outras programações são gratuitas e não precisam de ingresso.

*Com supervisão de Bianca Paiva

Fonte: Radioagência Nacional
Esta notícia foi publicada respeitando as políticas de reprodução da Radioagência Nacional.
Comentários